A cidade de Parintins (AM), conhecida por sediar um dos maiores festivais folclóricos do Brasil, se transforma todos os anos em um palco de cultura, emoção e rivalidade simbólica entre dois bois: Caprichoso (azul) e Garantido (vermelho). E foi nesse contexto que a Coca-Cola Brasil realizou uma das ativações de marca mais sensíveis e simbólicas dos últimos tempos.
A empresa lançou uma edição especial do refrigerante 100% amazônico, Guaraná Tuchaua, durante o Festival de Parintins. A ação inédita celebrou o respeito às tradições locais e a força da cultura amazônica.
Limitada à cidade de Parintins, a campanha ganhou destaque pelo seu caráter exclusivo. A versão azul, em especial, gerou grande comoção e viralizou nas redes sociais, pelo gesto simbólico de inclusão.
Ao reconhecer a importância de ambos os bois, a Coca-Cola, patrocinadora do evento há 29 anos, se posicionou como uma marca que acolhe e respeita tradições.
A ação foi elogiada por veículos de imprensa e influenciadores que acompanharam o festival como exemplo de marketing cultural bem executado, em que o produto atua como coadjuvante em uma história muito maior: a da identidade de um povo.
Dentro do circuito de experiências, a marca também distribuiu shoulder bags personalizadas, produzidas pela Saks, com versões nas cores azul e vermelha como parte das ativações de trade marketing.
As peças não só reforçaram a identidade visual do evento como também foram adotadas com entusiasmo pelos participantes, que as utilizavam para carregar objetos ao longo dos dias intensos do festival.
Para marcas que desejam construir experiências com autenticidade e impacto, a Saks é a parceira ideal para transformar conceito em resultado real.
Publicado em 07 de outubro de 2025.
O produto que conta história: Como o storytelling nos brindes personalizados potencializa o marketing. Marketing...