Brindes no volta às aulas:
como marcas fortalecem presença e vendas no período escolar
O período de volta às aulas movimenta bilhões no varejo todos os anos. Mais do que promoções pontuais, muitas marcas têm apostado em brindes personalizados como ferramenta estratégica de trade marketing. Quando bem planejadas, essas ações elevam o ticket médio, fidelizam consumidores e transformam itens utilitários em pontos de conexão emocional com o público.
Segundo a De Olho no Mercado, o segmento de volta às aulas no Brasil superou um faturamento 49,3 bilhões de reais em 2024, sendo uma das maiores oportunidades do varejo no primeiro trimestre do ano.
É um período valioso para as marcas se destacarem não apenas pelo preço, mas pelo valor agregado, oferecendo brindes funcionais, criativos e colecionáveis.Entre as estratégias mais eficazes estão as campanhas de “compre e ganhe” com estojos, mochilas, shoulder bags, porta garrafas ou bolsas térmicas.
Marcas do segmento alimentício, que fazem parte da rotina das crianças na hora do lanche escolar, como a Del Valle Kapo, por exemplo, utilizam essas ações para alavancar as vendas e já começam o ano fazendo parte do dia a dia das famílias.
O brinde se transforma em um item presente na rotina do consumidor, gerando visibilidade espontânea e reforçando a fidelização.
Além disso, a personalização com o logo da marca ou com elementos visuais que dialoguem com o universo infantil e adolescente torna o produto mais desejável, útil e memorável.
Quer que sua marca se destaque no próximo volta às aulas? Fale com a Saks e crie brindes que contam histórias.
Fontes: De olho no mercado
Publicado em 02 de dezembro de 2025.